quarta-feira, março 28, 2007

Suflê de Carne Seca

Coloque de molho 400g de carne seca sem gordura e troque de água por cinco vezes, desde a véspera do preparo, conservando na geladeira. Em seguida cozinhe na panela de pressão por meia hora. A parte desfie e refogue na manteiga dois tomates e uma cebola grande temperando a gosto (alho, pimenta, etc). Pingue um pouquinho de água para não agarrar. RESERVE!

Cozinhe uma quantidade de abóbora japonesa que dê uma xícara e meia quando estiver amassada. Coloque no liquidificador e bata com ½ xícara de leite (desnatado de preferência) e uma colher de sopa de farinha de trigo. Bata e leve ao fogo mexendo sempre até virar um creme (3 a 4 minutos). Retire do fogo e adicione três gemas. Misture e leve ao fogo novamente, por pouco tempo. DEIXE ESFRIAR!

Por último, coloque as duas claras em neve firme. Em uma forma média, coloque a carne seca e por cima o creme de abóbora. Leve ao forno e deixe assar. Retire e coloque por cima queijo ralado grosso, que deverá derreter só com o calor do prato. Caso isto não ocorra, leve ligeiramente ao forno e sirva imediatamente.

Maria José Pinto Barbosa
Aluna de informática no Instituto Francisca de Souza Peixoto

Um comentário:

Rogéria disse...

Maria José, esta receita me deu água na boca!!! Vou levar para ser feita em minha casa. Depois te conto...
Beijos,
Rogéria Garonce