segunda-feira, agosto 25, 2008

Quem brinca com fogo... provoca queimadas!!!

As queimadas na cidade acontecem de várias maneiras: limpeza dos lotes, com queima de folhas e restos de podas, feito pelos proprietários ou moradores que não conhecem ou não querem conhecer o mal que causam para a atmosfera e meio ambiente, pois além da fumaça, os resíduos carregados pelos ventos sujam toda a cidade.
Nos lotes ou morros no entorno da cidade é proibido fazer queimadas. Esses locais deveriam ser limpos através de capina e roçada, evitando atear fogo.
Pessoas alérgicas sofrem com o ar pesado. O fogo contribui para eliminar a fauna e flora, muito embora esteja dentro do perímetro urbano, existem pequenos animais e plantas que ajudam a manter o eco sistema.


Como podemos ver nas fotos, um péssimo exemplo esse morro em chamas, com densa fumaça, dentro da cidade, que além da poluição, enfraquece a terra e com a chegada do tempo das chuvas, pode ocorrer desmoronamentos além de carregar lama para as residências e ruas, podendo ainda causar vítimas fatais.
Percorrendo as ruas de diversos bairros da cidade, constatamos diversos amontoados de folhas secas e galhos, aguardando remoção, sendo que em alguns pontos, por falta de coleta, encontramos cinzas de galhos e folhas que foram queimados por moradores do local.
Para nós isto é um absurdo! Os órgãos responsáveis deveriam solicitar a colaboração de todos, orientando o cidadão a colocar em prática o exercício da sua conscientização e educação ambiental. Esperamos que os governantes façam valer as leis e imponham penalidades no caso das irregularidades acima citadas.



Texto de Murilo César Pinto Coelho - Colaborador do Blog da Vovó

Nenhum comentário: