segunda-feira, dezembro 07, 2009

Memórias na Rede

Tendo como referencial teórico o Museu da Pessoa, jovens com o auxílio de senhores e senhoras, estudantes das novas tecnologias, criaram o Memórias na Rede. A ideia é que os primeiros registrem as histórias dos segundos e com isto também conheçam as suas.
O projeto tem como principais objetivos o registro das histórias de senhores e senhoras que fazem parte do projeto de inclusão digital do Instituto Francisca de Souza Peixoto; o desenvolvimento de competências na produção de áudio, de vídeo, de fotografia, da oralidade, da produção de textos e da promoção da infoinclusão.
O primeiro passo para o início do trabalho foi dar condições para que seus atores se conhecessem e juntos realizassem uma pesquisa refinada no Museu da Pessoa. Em seguida, a turma da terceira idade pesquisou seus arquivos pessoais em busca de fotos antigas que serviram de ilustração para a montagem dos vídeos. Paralelo a isto cada jovem criou um questionário específico para seu parceiro de vídeo, levando em consideração os dados obtidos em seus encontros preparatórios, tudo sob orientação de uma jornalista e de uma socióloga. Durante as entrevistas, que podiam durar até 30 minutos, o nervosismo tomou conta de entrevistados e entrevistadores, mas nada que os impedissem de realizar um bom trabalho.
Na fase seguinte, os jovens passaram à edição dos vídeos que poderiam conter até no máximo 5 minutos. Para editar os vídeos precisaram recortar as melhores falas, em alguns casos criar legendas, escolher as fotos que tinham relação com o assunto abordado, selecionar efeitos, cores, tipo de letras e a música que melhor se encaixava ao contexto.
Finalmente o vídeo ficou pronto para a postagem no YouTube e aqui no Blog da Vovó. O lançamento oficial do projeto, quando os vídeos serão apresentados ao público, será no dia 10 de dezembro, às 14 horas durante uma grande festa.
Foi um trabalho árduo e valoroso, onde todos cresceram e aprenderam juntos. A partir de hoje os vídeos serão postados neste blog para deleite de todos.

Um comentário:

Marli disse...

Parabéns Andrea, aos entrevistadores e entrevistados. Ficou muito lindo o trabalho e fico imaginando quantas competências desenvolvidas, quanto respeito pelas memórias de vida com as quais vamos aprendendo sempre.Eu amei!