segunda-feira, setembro 29, 2008

Monumentos Históricos em Cataguases

A Revista Cult do mês de agosto fez um convite a seus leitores através de uma reportagem onde denuncia o desprezo das autoridades pelos monumentos históricos da cidade de São Paulo, para que façam o mesmo com o desrespeito com o patrimônio de seus bairros e cidades enviando a eles fotos dos problemas. Aceitamos o desafio e aproveitamos para com ele encerrar nossas postagens sobre os problemas de nossa cidade. Nossos próximos textos mostrarão o que nossa cidade tem de melhor através de nossas lembranças, sejam elas recentes ou antigas.
Esperamos que nossa iniciativa promova providências rápidas com a futura gestão municipal. Sendo assim, passemos ao assunto principal desta postagem.
Andado por nossas ruas, avenidas e praças, constatamos com profunda tristeza, as pichações feitas por vândalos.
Na avenida Humberto Mauro, o monumento de mesmo nome de Amílcar de Castro possui desenhos e palavrões.

No Colégio Cataguases, “E.E. Manuel Inácio Peixoto”, logo na entrada, o monumento possui pichações, inclusive nazistas, como se vê na foto.

A falta de limpeza e conservação do patrimônio se espalha pela cidade. Apesar de algumas empresas colocarem latas de lixos nas praças, pessoas desinformas teimam em espalhar lixo por lugares indevidos.



A conservação de praças e monumentos em nossa cidade é em sua grande maioria feita por empresas.


Para sanar problemas de vandalismo, como estes, seria interessante dar informações ao povo sobre os motivos pelos quais os monumentos são construídos e expostos em espaços públicos. Assim teríamos uma memória sempre viva e os que aqui habitam talvez passassem a valorizá-la e preservá-la. Acreditamos sinceramente que com este procedimento os habitantes possam ter mais orgulho da nossa cidade e passarão a respeitá-la. É o mínimo que exigimos do poder público.
Bem sabemos, que nossos monumentos não são os únicos no Brasil e no Mundo a receberem pichações. Mas, convenhamos, nossa cidade é bem pequena para tanta falta de respeito, o que nos deixa muito tristes e indignados.
Temos de encontrar urgentemente uma solução contra isto, pois nossos monumentos são valiosos e de uma beleza ímpar.

Texto de Murilo César Pinto Coelho

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é o nosso Barsil

http://wareweb.com.br
Soluções para Internet