terça-feira, novembro 11, 2008

Estação Ferroviária de Cataguases


Uma das mais antigas construções preservadas do Conjunto Arquitetônico da Praça Governador Valadares, o prédio da estação ferroviária – típico de todas as estações da época, seguindo o traçado dos pavilhões industriais ingleses – foi erguido no último quarto do século XIX pela Estrada de Ferro Leopoldina. Antes do final daquele século, a ferrovia foi incorporada por nova empresa, a The Leopoldina Railway Company Ltd. Na segunda metade do século XX, ela passou a ser administrada pela RFFSA-Rede Ferroviária Federal S/A. Com a privatização desta, a estação foi desativada, pois o ramal passou a funcionar exclusivamente para transportar bauxita encontrada na região. Desde então, o prédio foi cedido à Prefeitura Municipal, que o reformou inteiramente durante os anos 90, após o seu tombamento pelo Iphan-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 16 de abril de 1997, a estação foi reaberta e transformada em Centro Cultural Eva Nil, em homenagem à atriz revelada por Humberto Mauro nos anos 20, no Ciclo de Cinema de Cataguases. Funcionam no Centro Cultural uma série de departamentos ligados à Secretaria de Educação e Cultura do município e uma área para venda do artesanato produzido em Cataguases e nos seus distritos.
Escrever sobre a Estação Ferroviária de Cataguases é uma grande alegria para mim, já que nela trabalhei por longos e saudosos anos de minha vida.


Texto de Murilo César Pinto Coelho

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, meninos, gostei do texto. Eu moro no sul e de repente me deu vontade de um dia conhecer a turma animada do blog, aí em Cataguases. Paabens.