quinta-feira, março 16, 2006

Carta de um filho

Talita!

Do hebraico vem a expressão pronunciada por Jesus Cristo segundo o Evangelho de São Marcos: “Talitha, cumi”. Em nossa língua pátria, “menina, (eu te mando) levanta-te!” A originalidade e a força de seu nome (e porque não, também de seu sobrenome) “paralelizam-se” com o jovialidade e a capacidade de superação da artista.
As lembranças da infância bem vivida na “Fazenda do Taquaraçu” em Divino MG e na “Fazenda Mineira” em Paraíso do Norte PR permeiam seu imaginário e marcam sua personalidade. Ao lado dos pais e de doze irmãos, cresceu à moda antiga: educação rígida, lida de sol a sol, rumo da escola a pé ou a cavalo conforme permitisse o atoleiro da estação. A família como um valor, a honestidade como rotina e a generosidade como cultura.
Em brevíssimas palavras temos uma idéia da formação cultural desta mulher que se pode chamar de uma verdadeira guerreira. Antes da conceituação do artista encontrarmos, na verdade, um ser humano que, a partir de sua história de vida, projeta sua personalidade e seus valores nas obras que realiza.
Talita define-se ainda na ajuda na criação dos irmãos, na faculdade de farmácia em Juiz de fora MG, no encontro com seu eterno amor, na educação de quatro filhos, na aprovação em concurso público federal de nível superior quando ainda se entendia existir o conhecido “lugar-de-mulher” e que este era em casa, ao berço ou ao fogão. Veio ainda o afastamento momentâneo dos quatro filhos, tomando, cada um, seu rumo no mundo. O estreito e caloroso amparo a todos os entes queridos que dela precisam e nela encontraram conforto. A perda de um filho, a perda de uma irmã...
E o tempo passou. O barco da vida seguiu caminho e a todos levou... Veio então a volta por cima. Cumpre-se a ordem: Talita levantou-se!!!
A vida é assim. Forja-nos dia a dia pelo destino que construímos, mas também pelo encontro de peças de um quebra-cabeça que nem sempre se encaixam como esperamos...
Essas características refletem-se claramente em suas obras. Que bom! Emoção pura! Cantigas de roda, jogos infantis, religiosidade, cultura popular, regionalismos, temas urbanos, temas rurais. Talita é, enfim, uma artista essencialmente movida pela emoção, pelo impulso natural do ser humano, sem, contudo, apegar-se a este ou àquele estilo. Suas obras nascem da espontaneidade e desenvolvem-se por variadas formas, estilos e técnicas traduzindo-se em: alegria, beleza, variedade, simplicidade.
Assim, a aridez de nosso cotidiano, marcado pela violência e pela descrença do mundo moderno, vai, pouco a pouco, se rendendo à brisa e ao orvalho das notas suaves de seus pincéis. Pincéis que exibem um mundo lúdico. Cores e temas oníricos, que interpretam devaneios e realidades ancorados aos tempos de crianças. Um tempo onde a inocência era mais presente, um universo onde flores e juras eram mais rotineiras e verdadeiras e não sinônimos de saudosismo ou engodo.

Cataguases, 10 março de 2006


Rodrigo Canabrava Coimbra é filho de Talita Canabrava Coimbra aluna de informática no Instituto Francisca de Souza Peixoto que tem como mantenedora a Cia Industrial Cataguases

Nenhum comentário: