terça-feira, outubro 21, 2008

Chácara da Catarina - "Cataguases! Vale a pena viver em ti!

Aqui chegando em 1993 vindo de uma cidade grande, onde passei mais ou menos uns 20 anos, notei que bem no coração da cidade de Cataguases, tinha um lugar que talvez no passado tivesse sido uma chácara com um grande casarão. Não sabia bem quanto ao lugar! Mas ali se via um abandono total, lixo por todos os lados, muito mato, a casa com janelas quebradas, telhado destruído, escadas enferrujadas, estava tudo muito destruído.
Os anos foram passando, até que passando por lá vi uma movimentação e descobri que este espaço seria restaurado e que a chácara tinha pertencido uma senhora de nome Dona Catarina. Era uma senhora muito elegante, viajada, sempre sintonizada com as últimas novidades européias que fez do elegante casarão construído pelo Coronel João Duarte, um palco para intermináveis festas, recitais e encontro de artistas.
O casarão abandonado, hoje Museu Dona Catarina, foi todo restaurado e é onde meu filho Vitor e seu amigo Thiago tiveram a iniciativa de criar numa parede ao lado do parquinho um painel denominado “Cataguases”! Vale a pena viver em ti”. Nele a história de Cataguases é marcada pela presença de grandes personalidades e pessoas que contribuíram muito para o desenvolvimento econômico e principalmente cultural da cidade.
Este painel tem como objetivo presentear os cidadãos e a cidade com uma pintura em forma de caricaturas de pessoas que se destacam na cidade desde a área dos negócios até as personalidades folclóricas.
Esse projeto é uma forma de incentivo ao turismo cultural da cidade. Além de homenagear pessoas o projeto estende-se até a comunidade, pois o painel se torna um livro ao ar livre da história de Cataguases. O painel foi inaugurado no dia 17 de março de 2001. Sinto-me feliz pelo meu filho ter contribuído com seu trabalho cultural, onde ao longo do tempo sempre admirei e hoje me sinto feliz.


Texto de Maria Cristina Nunes Mendes

Um comentário:

Wendell disse...

A chácara Catarina na verdade é uma das principais atrações de Cataguases pela sua história e beleza. No natal o casarão fica um luxo só.
Parabéns Andréa, um blog interessante como esse dá vontade de ficar horas e mais horas navegando.

Grande abraço